20.3.07

Um verdadeiro pagode, este Sporting!
1 - Todos os clubes tropeçam, mas no caso do Sporting não se trata de nenhum azar. Esta é a regra, a normalidade e aquilo a que o Sporting nos habituou. Ora vejamos...

2 - Nos últimos 20 anos de competições europeias, o Sporting caiu 9 vezes na primeira eliminatória.

3 - Desses colossos europeus que eliminaram o imponente Sporting nos últimos anos, encontram-se nomes históricos como a Atalanta, Real Sociedad, Dínamo de Bucareste, Grashoppers, Casino Salzburgo, Rapid Viena, Metz, Bolonha, Viking, Partizan, Gclenrbiligi, Halmstad e Udinese.

4 - Das três vezes que o Sporting participou na Liga dos Campeões, nunca passou a fase de grupos. MAIS: tem apenas duas vitorias, uma contra o Inter este ano e uma contra o Mónaco em 97. Duas vitorias em 18 jogos! É obra!

5 - Estamos a falar de um clube com um palmares medianíssimo a nível europeu, e se falarmos de Liga dos Campeões ou Taça dos campeões europeus vai de mediano para miserável, por muito que aos sportinguistas custe ouvir isso. Uma taça das Taças em 67, que de tão valiosa acabou por ser extinta, e uma final da Taça UEFA perdida vergonhosamente em casa, num percurso em que o que mais forte eliminaram foi Midlesbrough e Newcastle, que acabaram na segunda metade da tabela no campeonato inglês.

6 - Tal como também custa ouvir certamente, que nos últimos 26 anos de futebol português, o Sporting tem dois (!!)campeonatos conquistados. 'E obra também! E muito pouco para tanta grandeza!

7 - Já sei que bla, bla, bla e ble, ble, ble, e o ecletismo, e um clube não é só futebol, e os Projects finances e as academias, e reu-teu-teu. Mas se quiserem falar de campeonatos de bilhar de bolso ou pesca em alto mar, ou lançamento do alicate, sugiro o site do clube de filatelia de Almirantes de Baixo, que é um espaço bem mais apropriado. Aqui, para quem não tenha ainda percebido, chama-se "maisfutebol", não se chama "maisPingPong" nem "maisMatraquilhos".

8 - Explicações para tão paupérrimos resultados, haverá certamente. Mas o que eu mais estranho no meio disto tudo é o conformismo dos adeptos leoninos que aceitam esta crua realidade sem pestanejar, ofuscados pelas vitorias morais dos Quaresmas e dos Ronaldos, e das escolinhas, e dos 10 convocados nos sub-17 e ti-ti-ti, que é de facto uma escola muito boa porque produz talentos que nem tem tempo para vender camisolas com o seu nome, porque aos 18 anos vão brilhar para outros palcos, a troco de uns milhoeszinhos interessantes para cobrir os buracos financeiros dos devaneios dos seus dirigentes, vulgarmente conhecidos como os "homens da banca".

9 - E por falar em "homens da banca", tive eu de andar 10 anos a levar com Projectos Roquetes, e Projectos Bettencourts e Galvões Teles e Soares Francos, e o Banco Espírito Santo, e os homens da banca, e os projects finances, e os Alvalaxias, e etc, para se verem agora os evidentes resultados de tanta intelectualidade: Um clube sem títulos, um clube falido, um clube que deixou de comprar jogadores e o que vem é por empréstimo ou a custo zero. Salvam-se as escolinhas (e que belas escolinhas, admito), porque se não fossem elas, à muito que o barco tinha mesmo batido no fundo. No entanto tem a ilusão de que todos os putos que saem das escolinhas são Quaresmas ou Cristianos Ronaldos. Se calhar pensavam que todos os anos saiam 3 Ronaldos dos juniores e estava o assunto resolvido. Enfim... Ou se calhar pensam ainda que são os Velosos, e os Nanis e os Djalos que vão aguentar a pressão de uma massa adepta que andava em euforia e que ao primeiro abalo virou as costas à equipa.

10 - Um verdadeiro pagode, este Sporting!

Sem comentários: