3.7.08

6 JULHO : DIA MUNDIAL DO TIBETE








O Dia Mundial do Tibete (DMT) foi criado em Chicago, em 1997, durante uma reunião informal entre Tenzin Chogyal, o irmão mais novo de S.S. Dalai Lama e Richard Rosenkranz (na foto com S.S. Dalai Lama), nomeado para Prémio Pulitzer/ História e antigo correspondente do Senado Americano.

Rosenkranz propôs o conceito do DMT afirmando que este poderia tornar-se num evento mundial, com o intuito de auxiliar o povo Tibetano a re-conquistar as suas liberdades fundamentais.

Sugeriu também que este evento se tornasse uma forma de divulgar e celebrar o valor único da cultura e pensamento Tibetanos. Entusiasmado com tal ideia, Tenzin Chogyal sugeriu que o DMT tivesse lugar no mês de Julho, associando-o ao aniversário do seu irmão. Acreditando que o evento proposto seria um sucesso ofereceram a ideia a S.S. Dalai Lama, que lhes concedeu a sua benção e caloroso apoio.

O Dia Mundial do Tibete foi criado com três objectivos principais: em primeiro lugar criar um evento anual mundial que auxiliasse a restaurar as liberdades fundamentais dos que actualmente vivem num Tibete sob ocupação Chinesa.

Em segundo lugar, aumentar a consciência acerca da ameaça de genocídio relativamente ao povo Tibetano e em terceiro lugar celebrar a beleza única e o valor da cultura e do pensamento Tibetano.


Fundado em 1998, o Dia Mundial do Tibete cresceu tornando-se num dos maiores acontecimentos do calendário Tibetano."O Dia Mundial do Tibete abriu os corações de muitas pessoas aos direitos fundamentais do povo Tibetano, à preservação da nossa cultura e à práctica da nossa religião com liberdade.

Este acontecimento aumentou a consciência pública relativamente à presente ameaça à existência do povo Tibetano."
S.S. XIV Dalai Lama


ESTE DOMINGO A PARTIR DAS 14H, NÃO FALTE À CELEBRAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO TIBETE, EM VÁRIOS LOCAIS NO PARQUE MONSANTO, LISBOA CONTACTOS (MEDIA) 91 811 30 21 (INFORMAÇÕES) 96 016 12 54 / 93 435 3961


-- Grupo de Apoio ao Tibetehttp://grupodeapoioaotibete.blogspot.com/

Sem comentários: