13.10.05

Benfica-Sporting

Sou viciado na minha profissão, o Marketing, e ao contrário da maioria não aprecio futebol. Mas à minha maneira dei por mim a pensar no fenómeno.Há dias, no Metro, vi um senhor com paralisia cerebral a coxear pelo cais fora, com a boca aberta e os olhos tortos, a mão suspensa junto ao peito ecom um boné e uma t-shirt vermelha do benfica, que dizia "Ser do Benfica é ser Diferente!". O que é uma grande mentira! Pois é, o mau marketing é característico do Benfica. O Sporting tem mais classe, tem cartazes que dizem "o regresso dos indomáveis" ao melhor estilo de hollywood e provavelmente alusivo às dificuldades do Peseiro em controlar o balneário da equipa. O Benfica tem o Media Market e o Fernando Mendes.O sporting tem a Game Box. O Benfica o Kit Novo Sócio.A claque do Sporting chama-se Juve Leo, em latim erudito. A do Benfica chama-se NoNameBoys, o que é verdade, visto que a maior parte são ilegais ou marginais sem documentos. O único latim erudito que o Benfica tem está no logo (uma roda de bina com uma águia e muitas mais coisas) e num perfume quese chama "Unum"...O Sporting tem presidentes com curriculum, o Benfica tem presidentes com cadastro.O estádio do Sporting é uma obra do pós-modernismo, uma obra de autor. O do Benfica é uma uma 'cesta' vermelha grande que baste para acomodar o numeroso povão.O ídolo do Sporting chama-se Sá Pinto. O do Benfica chama-se Mantorras.Os adeptos do Sporting pronunciam esMãn-tora logo seguido de uma gargalhadinha amarga. Os Benfiquistas pronunciam"VaiMantooooôrrasVAIVAI!VAICARALHO!AHhhFOda-se".Os cânticos do Sporting são coisas em francês, cheias de allez, como "Todo oestádio a cantar, todo estádio a dançar, lá lá lá lá lá allez Sportingallez, allez Sporting Allez, só eu sei, porque não fico em casa..." Os doBenfica são "S.L.Bêeee. S.L.Bêeee S.L.B. S.L.B. S.L.B.Golrioso S.L.Bêee Glorioooso SLBêee" ou então "BENFICA *tum tum tumtum*BENFICA *tum tum tumTum* BENFICA"

Conclusão: A comunicação do Sporting é muito superior ao produto ! NoBenfica a comunicação é muito fraca, mas suficiente para o segmento-alvo ! "
Um Marketeer

Sem comentários: