11.7.08

Amig@s,O

Canadá, Japão e EUA estão se recusando a definr metas para conter o aquecimento global. O sucesso das negocições sobre o clima no G8 depende deles. Clique aqui para endossar o anúncio que vai chamar a atenção de todo mundo no encontro: Participe!
A população mundial está esperando ações urgentes para combater as mudanças climáticas mas no encontro do G8, três homens estão barrando qualquer progresso. O Primeiro Ministro do Canadá Stephen Harper, Primeiro Ministro do Japão Yasuo Fukuda e o Presidente dos EUA George W. Bush, se recusam a discutir metas contra o aquecimento global para 2020.
A comunidade científica já nos alertou para a crise climática. Não podemos esperar um desastre acontecer para que os chefes de estado assumam a responsabilidade e tomem uma atitude. Se a ciência não basta para chamar a atenção dos governantes, vamos tentar algo diferente: o esculacho.
A Avaaz criou um anúncio de pagina inteira que será publicado no Financial Times, chamando a atenção do Harper, Fukuda e Bush para a irresponsabilidade, para não dizer infantilidade, com que eles têm tratado as questões climáticas. No anúncio, desafiamos as “Hello Kiddies” a amadurecerem e se responsabilizarem pelo planeta. Exemplares do jornal serão entregues a todas as pessoas presentes no encontro do G8. É um anúncio audacioso porém com uma mensagem séria – nos ajude a dar destaque á campanha, endosse o anúncio, clique no link:
http://www.avaaz.org/po/g8_2020_targets/18.php?cl=108922754
Desde o ano passado lutamos para pressionar governos a adotarem metas contra o aquecimento global. Durante o encontro da ONU sobre o clima em Bali, houve um protesto global para pressionar o Bush, Fukuda e Harper a se comprometerem com o clima. Nós mobilizamos 320.000 pessoas em 72 horas, organizamos uma marcha virtual e publicamos um anúncio em um dos principais jornais da Indonésia. Estávamos também no encontro da APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) na Austrália. Nossa campanha na mídia acabou influenciando o debate eleitoral da Austrália e o novo Primeiro Ministro acabou assinando o Protocolo de Kyoto.
As mudanças climáticas serão um assunto chave nas eleições do Canadá. Nos EUA as políticas climáticas do sucessor do Bush ainda estão sendo formuladas, baseadas nos resultaods das negociações internacionais. Fukuda também enfrenta uma forte oposição política que o questiona regularmente a este respeito. Por isso os nossos esforços no encontro do G8 terão um grande impacto nestes três países. Cabe a nós levantarmos a voz uma vez mais, apóie essa campanha:
http://www.avaaz.org/po/g8_2020_targets/18.php?cl=108922754
Não podemos estar sempre certos dos resultados das nossas ações, mas perante a crise climática, vale a pena tentar tudo o que estiver ao nosso alcance. Tomamos decisões verdes na nossa vida diária, porém isso não é o suficiente, precisamos nos unir também nos grandes momentos políticos, e se nos unirmos em grandes números -- desta vez, da próxima e sempre -- então a nossa mensagem será ouvida.
Com esperança e determinação,
Ben, Iain, Alice, Ricken, Paul, Graziela, Pascal, Veronique, Mark e Milena -- a equipe da Avaaz.org
PS: Veja outros anúncios que fazem parte da nossa campanha sobre o aquecimento global: www.avaaz.org/blog/en.
PPS. Leia mais sobre o G8:
EUA evitam comentar sobre acordo de emissão de gases - EFE:http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u419971.shtml
Divergências sobre clima marcam G-8 – O Globo Online:http://oglobo.globo.com/economia/mat/2008/07/07/divergencias_sobre_clima_marcam_g-8-547125874.asp
Brasil e México vão ao G8 para discutir o clima, mas sem esperança de avanços - AFP:http://afp.google.com/article/ALeqM5j3wKUQNafS8RUTq98mHblo7R6N-w

Sem comentários: